Educação Conectada – Santa Filomena Adere a Programa Federal

O município de Santa Filomena, por meio da secretaria municipal de educação aderiu fez adesão ao novo programa do governo federal “educação conectada” que tem por objetivo proporcionar a rede municipal melhor infraestrutura de acesso à internet para alunos da zona rural e urbana, além de ampliar o uso de tecnologias educacionais em sala de aula.

O programa educação conectada poderá ser um marco importante para a educação de nosso município. Sabemos que hoje, a maioria absoluta de nossos educadores não utilizam a tecnologia que dispomos como ferramenta pedagógica, isso resulta muitas vezes em um modelo de educação “ultrapassada”. Nosso maior desafio será apresentar este novo leque de possibilidades de forma a melhorar a qualidade da educação pública de nossa cidade. Afirma o articulador local Daniel Tertuliano.

O programa terá três fases sendo fase de indução, fase de intermediação e fase de universalização. Na primeira delas ocorrerá um curso de capacitação com duração de três meses (180 horas) afim de propiciar orientações para a elaboração do plano municipal de inovação tecnológica bem como apresentar as diretrizes do programa para os articuladores locais. Na fase intermediaria, o conteúdo repassado na capacitação será de fato implementado com uma análise detalhada das condições tecnológicas da rede municipal, desde infraestrutura até a aptidão dos profissionais da educação em meio a tecnologias educacionais. Por fim a universalização atenderá a todos os municípios que fizerem adesão no programa tornando a educação conectada em toda a rede de ensino público.

A educação básica do município de Santa Filomena tem sido colocada como prioridade da gestão municipal, sabemos que para a melhoria dos serviços públicos é preciso investimento sério em nossos alunos, pois eles são os profissionais de amanhã. Temos hoje uma situação difícil pois a maioria dos nossos servidores municipais residem em outros municípios, e assim, Santa Filomena sempre fica em segundo plano. Sabemos que se nossas crianças tiverem acesso a uma educação de qualidade, futuramente teremos médicos, administradores, engenheiros e demais profissionais filhos de Santa Filomena. Conclui o prefeito Cleomatson Vasconcelos.